quarta-feira, 16 julho 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Projeto Refoliar transforma abadás do Carnaval em mochilas escolares

Projeto Refoliar transforma abadás do Carnaval em mochilas escolares. Saiba como doar e contribuir para a sustentabilidade e a educação.

Projeto transforma abadás do Carnaval em mochilas escolares

O projeto Refoliar, uma iniciativa inédita que une sustentabilidade, ação social e educação, está transformando abadás usados no Carnaval de Salvador em mochilas escolares para estudantes da rede pública de ensino. Durante o período da folia e até o dia 10 de março, os foliões poderão doar seus abadás em urnas personalizadas instaladas em pontos estratégicos, como circuitos de Carnaval, camarotes, shopping centers e o aeroporto.

Processo de reciclagem

Todas as peças recolhidas serão levadas para um depósito, onde costureiros e costureiras previamente capacitados transformarão os abadás em mochilas escolares. Além de promover a reciclagem, o projeto gera postos de trabalho diretos e indiretos, contribuindo para a economia local.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Objetivos do projeto

Idealizado pelas empresárias Aparecida Queiroz e Vanda Souza, o Refoliar tem como objetivo destinar corretamente os resíduos têxteis e promover a conscientização ambiental. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, apenas 20% das roupas produzidas anualmente são recicladas ou reaproveitadas, enquanto 80% são descartadas de forma inadequada, causando impactos ambientais.
“A natureza está nos dando sinais. O projeto Refoliar se propõe a transformar o valor afetivo em algo ainda mais valoroso. Com a entrega da mochila é possível promover a educação e a conscientização com o estudante, familiares e professores”, explica Vanda Souza, uma das idealizadoras do projeto.

Alinhamento com os ODS da ONU

O Refoliar se alinha a sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo consumo responsável, cidades sustentáveis, educação de qualidade, geração de renda, combate à pobreza, redução das desigualdades e proteção da vida aquática.

Pontos de coleta

Os foliões podem depositar seus abadás nas urnas personalizadas instaladas em locais estratégicos, como: – Circuitos do Carnaval; – Camarotes; – Shopping centers; – Aeroporto de Salvador.

Impacto social e ambiental

Além de reduzir o lixo têxtil, o projeto Refoliar contribui para a educação de crianças e adolescentes, fornecendo mochilas escolares feitas a partir de materiais reciclados. A iniciativa também promove a conscientização sobre a importância da reciclagem e do consumo sustentável.

Próximos passos

Após a coleta, os abadás serão transformados em mochilas e distribuídos para estudantes da rede pública de ensino. A expectativa é que o projeto inspire outras iniciativas semelhantes, ampliando o impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares