segunda-feira, 14 julho 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-diretora de presídio de Eunápolis teve romance com detento e facilitou fuga, diz investigação

Joneuma Silva Neres, primeira mulher a dirigir presídio masculino na Bahia, é acusada de envolvimento com facções e corrupção.

Ex-diretora de presídio de Eunápolis teve romance com detento e facilitou fuga, aponta MP

Joneuma Silva Neres, ex-diretora do presídio de Eunápolis, é acusada pelo MP-BA de corrupção, envolvimento com facções e romance com detento. Ela foi presa após facilitar fuga de 16 internos.

Joneuma Silva Neres, primeira mulher a dirigir presídio masculino na Bahia, é acusada de envolvimento com facções e corrupção

A ex-diretora do presídio de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, está sendo investigada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por envolvimento com facções criminosas, corrupção e relacionamento amoroso com um detento. Ela foi presa em janeiro deste ano por facilitar a fuga de 16 presos, em dezembro de 2023. A informação foi divulgada pela TV Bahia.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Dos fugitivos, apenas Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, foi localizado. Ele morreu em confronto com agentes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin).

Lista de fugitivos e denúncias contra servidores

Os 16 internos que escaparam do Conjunto Penal de Eunápolis foram identificados pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) como:
Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira, Geifson de Jesus Souza, Ednaldo Pereira Souza (Dadá), Anderson de Oliveira Lima, Altieri Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Romildo Pereira dos Santos, Thiago Almeida Ribeiro, Idário Silva Dias, Isaac Silva Ferreira e William Ferreira Miranda.

Além de Joneuma, outras 17 pessoas foram denunciadas, incluindo Wellington Oliveira Sousa, ex-coordenador de segurança do presídio e homem de confiança da ex-diretora. Ele também está preso.

Depoimentos revelam regalias e reuniões sigilosas

Segundo depoimento prestado por Wellington, a ex-diretora atendia a diversas exigências feitas por Ednaldo Pereira de Souza, o “Dadá”, um dos fugitivos. Entre os privilégios apontados está o acesso facilitado de visitas. A esposa de Dadá teria entrado no presídio sem passar por inspeção, com autorização direta de Joneuma.

“As reuniões eram sigilosas e geravam estranheza entre os funcionários devido à regularidade e longa duração”, relatou Wellington.

Primeira mulher à frente de um presídio masculino na Bahia

Joneuma foi a primeira mulher a dirigir um presídio masculino na Bahia. Seu nome foi publicado no Diário Oficial do Estado em 14 de março, quando assumiu a gestão do Conjunto Penal de Eunápolis, substituindo o tenente-coronel Cleber Santos, exonerado do cargo.

Prisão e repercussões

A ex-diretora foi presa no dia 24 de janeiro, por volta das 21h, em operação da Polícia Civil da Bahia, que solicitou sua prisão preventiva. O mandado foi expedido pela Comarca de Eunápolis. Na ocasião da prisão, Joneuma estava grávida. A criança nasceu prematura.

O caso chocou o sistema penitenciário baiano e expôs fragilidades no controle interno das unidades prisionais do estado. As investigações seguem em andamento e outras prisões não estão descartadas.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares