Dreams
sábado, 20 julho 2024
spot_imgspot_img

Ciclone oceânico provoca chuvas intensas em Salvador e interior da Bahia

Chuvas causadas por vórtice ciclônico atingem Salvador e diversas cidades do interior da Bahia, com previsão de alterações climáticas nos próximos dias.

Chuvas intensas atingem Salvador e interior da Bahia

A semana na capital baiana e em várias partes do interior começou sob o efeito de chuvas intensas, resultado da atuação de um ciclone oceânico. Salvador registrou pontos de alagamento em diversos bairros, com a Chapada do Rio Vermelho, Ondina, Pituba e Parque da Cidade sendo os mais afetados, conforme dados da Defesa Civil (Codesal).

Origem das chuvas: Vórtice ciclônico

Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que as chuvas são consequência de um vórtice ciclônico. Trata-se de uma formação ligada a um canal de umidade e baixa pressão nos oceanos, que se estende por todo o Estado. Nas últimas 24 horas, as cidades de Caravelas e Ilhéus foram as mais impactadas, com precipitações de 115,2 mm e cerca de 43 mm, respectivamente.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Ocorrências e previsões futuras

Em decorrência das chuvas, a Codesal relatou 9 deslizamentos de terra, 15 ameaças de deslizamento e 12 ameaças de desabamento nas últimas 24 horas. A previsão do INMET indica que as chuvas devem continuar, mas com menor intensidade, e a partir de amanhã, o sol deve voltar a aparecer, alternando períodos de sol e chuva.

Para a próxima quinta-feira, espera-se céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas de fraca a moderada intensidade ao longo do dia. De sexta-feira a domingo, a previsão é de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas na região devem variar entre 24 °C e 32 °C.

Impacto das chuvas e medidas de precaução

Os eventos recentes sublinham a importância de preparação e precaução diante de condições climáticas adversas. Moradores e autoridades permanecem alertas às previsões e aos possíveis impactos das chuvas, trabalhando conjuntamente para mitigar os riscos e assegurar a segurança da população.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares