Nova gestão para BR-324 e BR-116 a partir de 2026
Detalhes do leilão e transição da concessão
O Ministério dos Transportes já está preparando o leilão para a nova concessão dos trechos da BR-324 e da BR-116, atualmente geridos pela Via Bahia. Este leilão está programado para acontecer em dezembro deste ano, com a nova concessionária assumindo no início de 2026.
Investimentos e melhorias previstas
O plano de investimentos para as duas rodovias está estimado em mais de R$20 bilhões. As melhorias incluirão a duplicação de trechos, a ampliação de faixas adicionais e outras atualizações significativas na infraestrutura, garantindo maior segurança e eficiência no trânsito.
Finalização da gestão pela Via Bahia
Conforme acordado, a Via Bahia manterá a administração das estradas até 31 de março de 2026. Após essa data, a Agência Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) assumirá temporariamente, até que a nova gestora inicie suas operações.
Acordo de rescisão e transição
Um acordo de rescisão foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), permitindo que a Via Bahia se desvincule do projeto, abrindo mão de disputas judiciais e administrativas que somam mais de R$12 bilhões. Além disso, a União compensará a Via Bahia com R$ 681 milhões por investimentos não amortizados.
Importância estratégica das rodovias
As BR-324 e BR-116 são vitais para a conexão entre Salvador e Feira de Santana, estendendo-se até a divisa com Minas Gerais. Elas desempenham um papel crucial no transporte de cargas e passageiros entre as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, sendo fundamentais para o desenvolvimento econômico da área.