Ponte Salvador-Itaparica: Jerônimo anuncia Mateus Dias como novo secretário
Governador define comando da nova secretaria responsável pela ponte
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta segunda-feira (3) a nomeação de Mateus Dias como titular da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
A divulgação ocorre duas semanas após a criação da pasta, oficializada no dia 23 de outubro, e que integra a estrutura do governo estadual para coordenar as ações ligadas à execução da Ponte Salvador-Itaparica, uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina.
“A gente não limita esse projeto à ponte. Estamos falando de um sistema viário, um novo vetor de acesso, de desenvolvimento e de turismo. A ponte será um dos maiores projetos dos últimos 40, 50 anos realizados na América Latina, mas não será só a ponte. Então, essa pasta vai integrar as ações até a entrega da ponte, quando o consórcio passa a gerir”, afirmou Jerônimo.
Prioridades da nova gestão
Durante o discurso, o novo secretário destacou as prioridades de sua gestão à frente da Seponte, com foco na utilização do Estaleiro São Roque, que será usado como canteiro de montagem para materiais vindos da China, e nas desapropriações de imóveis e terrenos necessários à execução da obra.
“Vamos dar continuidade ao que a gente já vem mantendo. Hoje, a nossa prioridade está em fazer a utilização do Estaleiro São Roque, que é o canteiro de propriedade da Petrobras e onde vamos começar a receber materiais que vêm da China para a montagem da plataforma provisória”, disse Mateus Dias.
Ele ressaltou ainda a preocupação social e ambiental com as desocupações na Ilha de Itaparica, destacando que o projeto foi elaborado para minimizar impactos em comunidades locais e zonas de proteção ambiental.
Quem é Mateus Dias
Antes de assumir o novo cargo, Mateus da Cunha Dias atuava como superintendente de Planejamento em Logística de Transportes e Intermodalismo na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), sob comando do deputado federal licenciado Sérgio Brito.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mateus também possui especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação Visconde de Cairu. Ele é reconhecido por sua experiência na área de planejamento logístico e intermodal, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de transporte e mobilidade no estado.
A chefia de gabinete da nova secretaria ficará a cargo de Pedro César Gaspar Dórea, graduado em Administração Pública (UFBA, 1987) e Direito (Universidade Católica de Salvador, 1994).
Estrutura e investimento da nova secretaria
A Seponte contará com uma estrutura composta por 28 cargos, incluindo superintendentes, diretores, assessores e coordenadores. O investimento estimado para o funcionamento da secretaria é de R$ 1,4 milhão até o fim de 2025, com previsão de R$ 5,1 milhões em 2026 e R$ 5,2 milhões em 2027, totalizando mais de R$ 11 milhões em despesas de pessoal.
Obra da Ponte Salvador-Itaparica
Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina sob lâmina d’água. As obras devem começar em junho de 2026, com prazo de conclusão previsto para junho de 2031.
O investimento total é de R$ 10,6 bilhões, viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio chinês formado pelas empresas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).
Trechos do projeto
O sistema viário será dividido em quatro grandes trechos:
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador: construção de estruturas entre os bairros da Calçada e Água de Meninos, com viadutos e túneis paralelos aos da Via Expressa.
Trecho 2 – Ponte Salvador–Ilha de Itaparica: estrutura de 12,4 km, dividida em três partes, incluindo o trecho estaiado de 0,9 km, com 85 metros de altura.
Trecho 3 – Acessos viários em Itaparica: construção de uma nova rodovia de 30 km até a Ponte do Funil, com viadutos e interseções.
Trecho 4 – Duplicação da BA-001: recuperação e ampliação de vias entre Cacha Prego e a Cabeceira da Ponte do Funil.
Com a estruturação da Seponte, o governo da Bahia busca agilizar a execução e integração das etapas do projeto, que promete impulsionar o turismo, o comércio e o desenvolvimento regional entre Salvador e o Recôncavo Baiano.
