Dreams
quinta-feira, 25 julho 2024
spot_imgspot_img

Bahia lidera ranking de mortes por choque elétrico, alerta Abracopel

Com oito mortes em 30 dias, Bahia enfrenta crise de segurança elétrica, destacando-se negativamente no cenário nacional.

Bahia enfrenta alta em óbitos por descargas elétricas

Um triste recorde na segurança elétrica

A Bahia, um dos maiores estados brasileiros, encontra-se numa posição alarmante no que diz respeito à segurança elétrica. Nos últimos 30 dias, registrou-se o falecimento de ao menos oito pessoas devido a acidentes elétricos, elevando o estado ao topo da lista de óbitos por descargas elétricas da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Em 2023, a Bahia ultrapassou todos os outros estados com 61 mortes, refletindo uma média preocupante de cinco mortes por mês.

Causas profundas do problema

A distribuição geográfica da Bahia, com suas vastas áreas rurais e comunidades isoladas, somada a uma conscientização insuficiente sobre os perigos da eletricidade, contribui significativamente para o elevado número de incidentes. O diretor da Abracopel, Edson Martinho, destaca a cultura de negligência em relação aos riscos elétricos como um fator crítico, especialmente nas regiões mais afastadas.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Análise dos acidentes fatais

Dentre as vítimas, ocorrências domésticas e incidentes com a rede elétrica aérea predominam. Casos trágicos como o de um casal eletrocutado em Araci e uma mulher em São Sebastião do Passé chamam atenção para a necessidade urgente de educação e prevenção em segurança elétrica.

mortes por choque elétrico,bahia,ranking

Medidas preventivas e alertas

Especialistas e autoridades enfatizam a importância de evitar instalações elétricas precárias, o manuseio inseguro de equipamentos e a prática perigosa de ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”. A utilização de dispositivos de segurança, como o disjuntor diferencial residual (DR), é fortemente recomendada para prevenir acidentes.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares