Rui Costa nega culpa do Governo Federal em cortes universitários
Durante a inauguração do Hospital Ortopédico do Estado, em Salvador, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), esclareceu que o Governo Federal não é responsável pelos cortes nos investimentos das universidades federais, apontando que a responsabilidade recai sobre o Congresso Nacional.
Processo orçamentário e papel do Congresso
Rui Costa destacou o processo pelo qual o Orçamento é elaborado pelo Executivo e, posteriormente, modificado pelo Parlamento. Segundo o ministro, o Ministério da Educação (MEC) não propôs nenhum corte para as universidades na proposta inicial. “O Executivo enviou o projeto, no mínimo, com os recursos do ano anterior”, afirmou, sublinhando que as reduções orçamentárias vieram durante a definição das prioridades pelo Congresso Nacional.
Impacto dos cortes na UFBA e outras áreas
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou recentemente um corte de R$ 13 milhões em seu orçamento, levantando preocupações entre professores e estudantes. Além da educação, outras áreas também sofreram reduções, como o Vale Gás, exemplificando as consequências da decisão do Congresso sobre o Orçamento.