Dreams
quinta-feira, 13 junho 2024
spot_imgspot_img

Governo Federal cancela leilão de arroz da Conab e planeja novo arremate

Descubra por que o governo federal anulou o leilão de arroz da Conab e quais são os planos para garantir a integridade de futuros arremates.

Anulação do leilão de arroz da Conab: Governo avalia novo arremate

O governo federal, em uma recente declaração, confirmou a anulação de lotes arrematados no leilão de compra pública de arroz importado e beneficiado, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 6. A anulação decorreu após verificar-se a insuficiência de capacidade financeira das empresas arrematantes para honrar os compromissos assumidos.

Contexto da anulação do leilão

A decisão de anular o leilão foi antecipada pela mídia especializada após o levantamento de informações sobre as empresas participantes. “Essas revelações geraram questionamentos sobre a capacidade técnica e financeira dessas empresas de administrar um volume significativo de recursos públicos”, explicou Edegar Pretto, presidente da Conab, durante uma coletiva de imprensa.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Discussões e decisões governamentais

A anulação foi decidida após reuniões entre Edegar Pretto, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, discutiu-se a fragilidade financeira das empresas participantes, o que motivou a anulação e a planejamento de um novo leilão.

Preparativos para um novo leilão de arroz

A Conab, com apoio da Controladoria-Geral da União e da Advocacia-Geral da União, planeja revisar os mecanismos de leilão para garantir a participação de empresas com comprovada capacidade técnica e financeira. “A intenção é realizar um novo leilão, possivelmente sob um modelo diferente, que ofereça maiores garantias de capacidade operacional e financeira”, afirmou Pretto.

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares