Confira a programação das celebrações ao 2 de Julho nesta terça-feira em Salvador
Cerimônia de abertura
A Independência do Brasil na Bahia é celebrada nesta terça-feira – no simbólico 2 de Julho. A partir das 8h, no Largo da Lapinha, em Salvador, a cerimônia terá início com o hasteamento das bandeiras realizada por autoridades civis e militares.
O evento contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Bruno Reis e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa da Bahia.
Cortejo cívico
O cortejo cívico terá início às 9h, com a participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, além de diversos grupos populares.
Durante o percurso do cortejo cívico, entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus, haverá um concurso de fachadas decoradas, com breves paradas para homenagens aos heróis da Independência em frente ao Convento da Soledade, à Ordem Terceira do Carmo e à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Eventos durante o cortejo
Das 9h às 12h, também serão apresentadas performances de teatro com o grupo Dois do Sete, e às 11h30 ocorre o recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza. Às 12h, é realizado o Toré em homenagem aos Caboclos.
Hasteamento das bandeiras e chegada dos carros emblemáticos
À tarde, a partir das 15h, ocorrerá no 2º Distrito Naval, no Comércio, a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador.
A partir das 16h, as autoridades acompanham a chegada dos carros emblemáticos ao Campo Grande, no Centro de Salvador, onde haverá hasteamento das bandeiras e a Pira do Fogo Simbólico será acesa pela paratleta cega Iracema Vilaronga, em meio à execução do Hino ao 2 de Julho pelo Coral da Polícia Militar da Bahia e da Banda de Música Wanderley da PM-BA.
Eventos culturais e musicais
Paralelamente, acontece a Culinária Musical na Casa do Benin, no Pelourinho, das 12h às 17h e o segundo Festival de Fanfarras e Balizas na Avenida Sete de Setembro, às 14h.
Pela tarde, a concentração do cortejo cívico inicia-se às 13h, com o desfile começando meia hora depois, incluindo uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), próximo à Praça da Piedade. Às 16h, os carros dos Caboclos chegam no Campo Grande.
Encerramento das celebrações
O dia se encerra com o Encontro de Filarmônicas sob a regência do Maestro Fred Dantas, das 17h30 às 21h30, com a participação da Banda de Música da Guarda Municipal, e as Filarmônicas Ambiental de Camaçari, Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Lyra Ceciliana (Cachoeira), Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e a Oficina de Frevos e Dobrados.