Dreams
quinta-feira, 25 julho 2024
spot_imgspot_img

Encontro Ibero-Americano de Cultura destaca diversidade e gestão cultural em Salvador

Explore os destaques do I Encontro Ibero-Americano de Cultura, realizado em Salvador, que abordou temas cruciais como diversidade cultural e gestão sob uma ótica afrodescendente.

Salvador sedia o I Encontro Ibero-Americano de Cultura

Salvador, conhecida por sua rica tapeçaria cultural, tornou-se o cenário do I Encontro Ibero-Americano de Cultura. O evento, organizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), ocorreu entre os dias 11 e 12 de abril, focando em temas como diversidade, interculturalidade e gestão cultural com uma perspectiva afrodescendente.

Objetivos e temáticas do encontro

Durante os dois dias, o encontro abordou importantes discussões sobre como a cultura pode influenciar o desenvolvimento social e político na região Ibero-Americana. “Nossa proposta é criar um ambiente de troca a partir das experiências práticas de trabalho dentro da cooperação técnica internacional”, comentou Raphael Callou, diretor-geral da Cultura da OEI. A escolha de Salvador como sede reflete o reconhecimento da cidade como um epicentro da cultura afro-brasileira.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Debates e painéis

O evento contou com a participação de especialistas de países como Panamá e Espanha, e incluiu oficinas e painéis que discutiram desde a biodiversidade e o direito à participação na vida cultural até o impacto social da cultura. O Secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, ressaltou a importância do evento, sendo este o primeiro realizado na Casa das Histórias, um novo marco cultural da cidade.

Desafios da descolonização cultural

Um dos temas centrais foi a necessidade de desconstruir o pensamento colonial na sociedade. “Temos a obrigação de desconstruir esses alicerces de pensamento de opressão, com os quais nós fomos construídos”, afirmou Tourinho. Este enfoque ressalta o compromisso do encontro em promover uma visão mais inclusiva e representativa da diversidade cultural ibero-americana.

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares