Lula escala Rui Costa para importante missão; saiba qual
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), para resolver um delicado impasse que envolve a suspensão das emendas impositivas do Orçamento da União, após uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Missão de Rui Costa
Rui Costa foi escolhido para essa missão devido ao seu bom relacionamento com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Na última semana, Lira procurou Lula para expressar sua insatisfação com a posição do governo em relação ao tema. Além de Rui, o advogado-geral da União, Jorge Messias, também foi incumbido de auxiliar na solução do problema.
Encontro decisivo
A expectativa é que, na terça-feira, 20, Rui Costa, Jorge Messias e membros do Congresso se reúnam com o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, para discutir o assunto durante um almoço. Barroso destacou a importância do diálogo: “Vamos conversar com os representantes do Legislativo e do Executivo, à luz dos princípios que devem unir a todos nós e estão na Constituição: integridade, transparência, controlabilidade, interesse público e eficiência. Penso que com boa-fé e boa-vontade, é sempre possível encontrar uma boa solução. Esse o espírito que nos anima”, disse o ministro ao portal Valor Econômico.
Contexto do impasse
O impasse surgiu após o STF decidir suspender as emendas impositivas, gerando desconforto entre o Executivo e o Legislativo. O papel de Rui Costa será crucial para mediar as negociações e encontrar uma solução que satisfaça ambas as partes, garantindo que os princípios constitucionais sejam respeitados e que a governabilidade não seja comprometida.