sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA revogam visto de Alexandre de Moraes e aliados por suposta censura a Bolsonaro

O governo dos Estados Unidos anunciou a revogação imediata do visto do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de seus aliados na Corte e familiares. A medida marca nova escalada na tensão diplomática com o Brasil, com acusações de censura e perseguição política.

EUA Anunciam Revogação de Visto de Alexandre de Moraes e Seus Aliados no STF

EUA revogam visto de Alexandre de Moraes e aliados do STF por perseguição a Bolsonaro, diz secretário de Estado.

Departamento de Estado americano adota sanção contra ministro brasileiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teve seu visto para entrada nos Estados Unidos revogado. A decisão foi tomada pelo Departamento de Estado norte-americano e anunciada na noite desta sexta-feira (18). A medida também atinge outros ministros considerados “aliados da corte”, além de familiares próximos do magistrado.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Revogação ocorre no mesmo dia de medidas contra Jair Bolsonaro

As sanções foram comunicadas no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu novas medidas cautelares no Brasil. O episódio marca mais um capítulo na escalada de tensões diplomáticas entre os governos de Washington e Brasília.

Declarações americanas apontam perseguição política

Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), o secretário de Estado dos EUA declarou que o STF teria criado um “complexo de perseguição e censura [contra Bolsonaro] tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros”. Segundo o comunicado, a política de responsabilização do governo americano se estende a estrangeiros acusados de censura a expressões protegidas nos Estados Unidos.

Rubio afirma que decisão tem efeito imediato

Ainda de acordo com a publicação, assinada por Marco Rubio, “o presidente dos Estados Unidos deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos.” Rubio seguiu:

“A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”

Por fim, completou: “Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato.”

Tensão diplomática cresce após tarifa contra produtos brasileiros

A medida contra Alexandre de Moraes acontece poucos dias após o presidente Donald Trump autorizar a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump mencionou Jair Bolsonaro e pediu o fim do que chamou de “caça às bruxas” promovida pelo Judiciário brasileiro contra o ex-mandatário.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares