Beneficiários do INSS começam a receber antecipação do 13º salário a partir de quarta-feira
Detalhes da Antecipação do 13º Salário
A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será antecipada e começará a ser paga nesta quarta-feira, 24 de abril. Tradicionalmente programado para agosto, o adiantamento da parcela foi uma medida aprovada pelo governo federal para injetar R$ 33,68 bilhões na economia brasileira. Cerca de 33,6 milhões de beneficiários serão favorecidos por esta antecipação.
Isenção e impostos
Importante destacar que sobre a primeira parcela do 13º salário não incide o desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Os beneficiários somente verão possíveis descontos aplicados na segunda parcela, que será paga junto aos benefícios de maio, entre o final de maio e início de junho.
Calendário de pagamento
O pagamento será efetuado junto com o benefício de abril, estendendo-se até o dia 8 de maio, de acordo com o número final do cartão de benefício (sem considerar o dígito verificador). Por exemplo, aqueles com final 1 e que recebem até um salário mínimo (R$1.412) serão os primeiros a ter o valor creditado.
Elegibilidade para o 13º
Todos os segurados e pensionistas do INSS que receberam aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2024 têm direito ao abono anual. Para benefícios temporários como auxílio por incapacidade e auxílio-reclusão, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.
Consultas e informações
Os segurados podem verificar os detalhes de pagamento e mais informações sobre seu benefício através do site e aplicativo Meu INSS, ou contatando a central telefônica 135, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h.