sexta-feira, 18 outubro 2024
spot_imgspot_img

Governo refuta alegações de desperdício no Projeto do VLT de Salvador

Após alegações de desperdício de recursos no projeto do VLT veiculadas pelo Jornal Nacional, o governo esclarece a situação, apontando a correção de informações.

Governo esclarece informações sobre Projeto do VLT em Salvador

Desmentindo alegações de desperdício

O Governo da Bahia posicionou-se firmemente contra alegações feitas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, na edição de sábado, 30, que indicavam um suposto desperdício de recursos no projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e da Região Metropolitana. A reportagem alegava que o projeto se arrastava por onze anos, com implicações de desperdício financeiro.

Correções e esclarecimentos

O governo esclareceu que as informações veiculadas eram imprecisas. O contrato com o consórcio de empresas chinesas, iniciado em 2019, foi, de fato, encerrado em outubro de 2023 seguindo todas as normas legais. Em seguida, em um intervalo de apenas dois meses, uma nova licitação foi lançada, com um projeto revisado que visa a modernização e expansão da mobilidade urbana para a capital e região adjacente.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Investimento e reaproveitamento

Contrariando as alegações de desperdício de dinheiro público, o governo afirmou que os investimentos realizados até o momento no projeto — incluindo anteprojetos e estruturação do canteiro — serão integralmente aproveitados na execução do novo plano proposto. Desta forma, não houve perda de recursos financeiros como inicialmente reportado.

Liminar anulada e retratação da mídia

A liminar que havia suspendido a licitação do projeto foi revogada na quarta-feira, 27, e a equipe do Jornal Nacional foi notificada com uma atualização das informações corretas. Posteriormente, o programa noticiou uma retratação, corrigindo o período de duração do projeto de “onze anos” para “três anos”, contados desde a sua iniciação. No entanto, a retratação não abordou a questão do suposto desperdício de recursos públicos mencionado na chamada original.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares