Quem planeja visitar as praias de Morro de São Paulo, no município de Cairu, no sul da Bahia, deve preparar o bolso. A famosa ilha — um dos destinos mais procurados do Nordeste — deve ter um aumento significativo na Tarifa de Preservação Ambiental (TUPA).
Hoje, o valor cobrado é de R$ 50, mas estudos em andamento apontam para um possível reajuste para R$ 90.
Em nota oficial, a Prefeitura de Cairu afirmou que ainda não há definição sobre o novo preço, mas confirmou que o reajuste está sendo analisado:
“O município conduz um processo técnico, transparente e participativo, envolvendo o trade turístico e a população. Dois valores foram apresentados como cenário de estudo, sem qualquer decisão ou aprovação”, diz o comunicado.
Segundo apuração de A TARDE, a expectativa é que o novo valor comece a valer já em dezembro, período de alta demanda devido às festas de fim de ano.
Para que serve a TUPA?
A TUPA é a tarifa cobrada de todos os visitantes ao entrarem no arquipélago.
O valor é utilizado para financiar a retirada do lixo da ilha, que é enviada ao aterro sanitário de Santo Antônio de Jesus.
Por se tratar de um destino insular, todo o transporte de resíduos depende de logística marítima, elevando os custos operacionais.
Como chegar a Morro de São Paulo?
O destino pode ser acessado por mar ou ar.
✈️ Via aérea – a rota mais curta do Brasil
Salvador → Morro de São Paulo
Operada pela Abaeté
Distância: 83 km
Duração: menos de 30 minutos
Eleita pela Anac como a rota comercial mais curta do país
⛴️ Via marítima
Saída do Terminal Turístico Náutico, em Salvador
Tempo médio: entre 2h30 e 3h, dependendo das condições climáticas
