Moema Gramacho confirma pré-candidatura a deputada federal pelo PT em 2026
A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), confirmou nesta quinta-feira (9) que pretende disputar uma vaga de deputada federal nas eleições de 2026. Em entrevista ao portal BNews, a petista afirmou que estuda retomar o espaço que deixou na Câmara dos Deputados para reassumir o comando do município da Região Metropolitana de Salvador.
“Ainda é cedo, mas precisamos planejar. Pretendo ser candidata a deputada federal, pois deixei o mandato após dois anos para retornar a Lauro de Freitas, atendendo ao pedido do povo para que eu voltasse. Sinto que tenho o direito e também a obrigação, por ter sido a primeira mulher deputada federal do PT da Bahia, de devolver essa possibilidade de um mandato de uma mulher para as mulheres baianas. Pretendo me candidatar e, com fé em Deus e o apoio do povo, seremos eleitas”, declarou Moema.
Trajetória política
Moema Gramacho tem uma trajetória consolidada na política baiana, com mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, além de três gestões como prefeita de Lauro de Freitas.
Pela primeira vez eleita deputada federal em 2002, Moema se destacou por pautas ligadas à igualdade de gênero, direitos sociais e desenvolvimento urbano.
Em 2017, deixou a Câmara dos Deputados para reassumir a prefeitura, permanecendo no cargo até 2024, quando encerrou o mandato após duas gestões consecutivas.
Reforço na representatividade feminina
Com a pré-candidatura, Moema busca retomar sua atuação no Congresso Nacional e ampliar a presença feminina do PT da Bahia na Câmara dos Deputados.
Ela enfatizou que o novo projeto político tem como foco o fortalecimento de políticas públicas para mulheres e combate às desigualdades sociais.
“Quero colocar minha experiência à disposição das mulheres e dos movimentos sociais da Bahia. Precisamos de mais vozes femininas fortes em Brasília”, disse.
A confirmação de Moema Gramacho movimenta os bastidores do Partido dos Trabalhadores na Bahia, que já começa a discutir os nomes que disputarão vagas federais e estaduais em 2026.
