quinta-feira, 4 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Saiba quem pode assumir a Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica

Governador Jerônimo Rodrigues deve anunciar o nome para a nova Secretaria Especial da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) apenas após aprovação do projeto na Alba.

Saiba quem pode assumir Secretaria de Ponte Salvador-Itaparica

Andrea Mendonça, irmã do deputado Félix Mendonça Jr., é cotada para comandar a nova Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte). Anúncio será feito após aprovação na Alba.

Cotados para a nova pasta

A criação da Secretaria Especial para Assuntos Relacionados à Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), ainda depende de aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Mesmo assim, já circulam nomes para assumir o comando da nova estrutura.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Um dos mais cotados é o de Andrea Mendonça, irmã do deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Júnior. Caso seja confirmada, será a primeira vez que o PDT comandará uma pasta estadual após retornar oficialmente à base do governo petista.

Questionado, Félix negou qualquer acordo para indicações:

“Não tenho essa informação”, resumiu o parlamentar em contato com a imprensa.

Prazo para definição

O governador já adiantou que só confirmará o nome após a votação na Alba.

“Eu já tenho sondado, já estão na minha mesa os nomes que comporão essa secretaria, mas prefiro aguardar a votação para não desrespeitar o processo. Mesmo sendo por decreto, é uma orientação minha”, disse Jerônimo.

A Seponte será temporária e cuidará exclusivamente do projeto da ponte até a transição para a gestão de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Estrutura da obra

A Ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km de extensão e custo estimado em R$ 10,6 bilhões, em parceria com os grupos chineses CCECC e CCCC. A previsão é de que o canteiro de obras seja montado em 2025 e a construção seja iniciada em junho de 2026, com conclusão estimada em cinco anos.

O projeto está dividido em quatro trechos principais:

  • Acessos viários em Salvador – viadutos e túneis entre Calçada e Água de Meninos;

  • Ponte Salvador–Itaparica – parte estaiada com 85 m de altura sobre o mar;

  • Acessos viários em Itaparica – 30 km de rodovia até a Ponte do Funil;

  • Recuperação da BA-001 – duplicação no trecho de Cacha Prego até a cabeceira da ponte.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares