sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Oposição baiana mostra unidade em Conquista após lançamento de pré-candidatura de Aleluia

Em meio ao anúncio da pré-candidatura de José Carlos Aleluia, ACM Neto, João Roma e Bruno Reis se reuniram em Vitória da Conquista, reforçando sinal de unidade da oposição na Bahia.

Oposição baiana ensaia unidade em Vitória da Conquista

Após lançamento da pré-candidatura de Aleluia, ACM Neto, João Roma e Bruno Reis se unem em Vitória da Conquista e reforçam articulação da oposição.

Encontro ocorre após lançamento de Aleluia

No mesmo dia em que o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo) lançou sua pré-candidatura ao governo da Bahia, após pontuar com 1% na pesquisa Quaest/Genial, a oposição baiana deu sinais de articulação em Vitória da Conquista. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), que lidera o levantamento com 41%, e o presidente do PL na Bahia, João Roma, que aparece com 4%, participaram juntos da abertura do Festival de Inverno, ao lado do prefeito Bruno Reis (União).

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Sinais de convergência

Durante entrevista concedida em Conquista, ACM Neto ressaltou que o momento é de diálogo. “O momento é de diálogo e de construir convergências. O nosso objetivo é oferecer à Bahia uma alternativa sólida em 2026”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.

Movimento estratégico da oposição

A presença conjunta dos três líderes reforça a tentativa de aproximar União Brasil e PL, que buscam reduzir a fragmentação da oposição. Em 2022, João Roma disputou o governo do Estado, dividindo votos com Neto no primeiro turno. Agora, ambos trabalham para superar as mágoas eleitorais e alinhar estratégias para 2026.

Postura de Aleluia

José Carlos Aleluia, histórico dirigente da direita baiana e ex-deputado pelo União Brasil, lançou sua pré-candidatura pelo Novo, partido que assume no Estado e que deve abrigar futuramente seu filho, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia, hoje no PL. Apesar da movimentação da oposição, Aleluia afirmou que não é o momento de falar em composição com ACM Neto.

Críticas ao PT e defesa da mudança

Em suas declarações, Aleluia voltou a criticar a gestão estadual. “Nós estamos há quase 20 anos com o mesmo governo, o mesmo governo, o mesmo grupo, a mesma forma de governar, o mesmo modelo. E a crise da Bahia. A Bahia, que já é mais profunda, agrava-se mais ainda diante da crise nacional. As pesquisas mostram claramente que a população não quer mais continuar no rumo em que está, no Brasil e na Bahia. E aí, dessa indignação, surgiu a minha pré-candidatura”, afirmou.

Interior como prioridade

João Roma, que apoiou Bruno Reis nas eleições municipais de 2024, destacou em entrevista a importância de manter a oposição próxima do eleitorado do interior, reforçando a necessidade de diálogo e articulação regional para 2026.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares