sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ivana Bastos nega pedido de Jerônimo Rodrigues sobre tramitação de projetos na Alba

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia afirmou que o governador não solicitou celeridade na análise de projetos do Executivo. Segundo Ivana Bastos, a Casa seguirá com agenda própria e reuniões estratégicas já estão previstas para esta semana.

Ivana Bastos diz que Jerônimo Rodrigues não pediu agilidade na tramitação de projetos do Executivo na Alba

Ivana Bastos afirma que Jerônimo não pediu agilidade em projetos na Alba e que Assembleia seguirá com agenda independente.

Deputada reforça independência da Assembleia Legislativa e anuncia retomada da pauta

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), afirmou nesta terça-feira (5), durante o retorno do recesso parlamentar, que não houve qualquer pedido específico do governador Jerônimo Rodrigues (PT) quanto à tramitação ou celeridade em projetos de autoria do Executivo para o segundo semestre legislativo.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Deputada reforça autonomia da Alba

Em entrevista ao portal *Política Livre*, Ivana Bastos destacou que a Alba possui uma agenda própria e continuará conduzindo os trabalhos com independência institucional.

“Não, não tem nada específico do governo. Encontrei nesse período com o governador diversas vezes, viajamos, ele visitou alguns municípios da nossa base eleitoral, mas não falamos de nenhum projeto, não falamos nada específico aqui para a Alba”, disse a deputada.

Reuniões estratégicas definirão pauta da semana

Segundo a presidente, a agenda de votações começará a ser construída ainda esta semana, com a realização de reuniões estratégicas entre os parlamentares.

“Nós teremos amanhã a reunião do colegiado de líderes pela manhã. Ao meio-dia, nós teremos a reunião da Mesa Diretora. Nós vamos começar a pautar os projetos, a discutir e fazer a nossa pauta para a semana, também para as comissões”, explicou.

Expectativa é superar número de proposições aprovadas no semestre anterior

Ivana Bastos afirmou que a expectativa para este semestre é ampliar o número de projetos apreciados em plenário. No primeiro semestre, foram votadas 103 proposições. A meta, segundo ela, é superar esse número e manter o ritmo de produtividade da Casa.

Três projetos do Executivo já estão em tramitação

Três propostas de autoria do governo estadual já tramitam na Alba e têm previsão de serem analisadas nas próximas semanas:

  • PL nº 25.860/2025 – Regula a destinação dos créditos provenientes de disputas judiciais envolvendo a concessionária estadual de gás canalizado e tributos federais;
  • PL nº 25.865/2025 – Garante a emissão gratuita da cédula de identidade para pessoas de baixa renda, limitando a um documento por ano para inscritos em programas sociais. A medida também inclui pessoas em situação de rua e idosos acima de 60 anos;
  • PL nº 25.888/2025 – Cria a Política Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana, além do Comitê Gestor Estadual para o setor.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares