sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jerônimo Rodrigues marca reunião com FIEB para avaliar prejuízos do tarifaço de Trump nas exportações baianas

Governador da Bahia pede urgência em reunião com a Federação das Indústrias para analisar impactos das novas tarifas impostas pelos EUA ao Brasil.

Jerônimo agenda reunião com FIEB para discutir impacto das tarifas de Trump na economia baiana

Governador Jerônimo Rodrigues (PT) agenda reunião com a FIEB para discutir prejuízos causados ao setor produtivo baiano pelas tarifas de 50% impostas por Trump às exportações brasileiras.

Governador critica ação dos EUA e cobra articulação para proteger exportações do estado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reagiu nesta quinta-feira (10) ao anúncio feito pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao território norte-americano. Em evento de entrega de viaturas da Polícia Militar, na Baixa do Bonfim, em Salvador, Jerônimo criticou a medida e anunciou uma reunião urgente com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

“O setor produtivo não pode pagar essa conta. A política não pode atrapalhar o setor produtivo”, declarou Jerônimo.

Ele se referia à carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual o norte-americano questiona decisões do Supremo Tribunal Federal e critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Reunião com a FIEB deve acontecer até terça-feira

O governador informou que já acionou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, para agendar um encontro até a próxima terça-feira (16). A intenção é avaliar, em conjunto com representantes da indústria baiana, os setores mais impactados e possíveis medidas para mitigar os prejuízos.

“Já pedi que minha equipe fizesse um levantamento de quais são os setores que serão prejudicados. Nós exportamos grãos, algodão, frutas. Essas taxas poderão inviabilizar a exportação, por exemplo, de carnes brasileiras para os Estados Unidos”, alertou Jerônimo.

Ele destacou que empresas com contratos vigentes podem enfrentar grandes dificuldades e que novos contratos precisarão ser renegociados, o que pode afetar diretamente a cadeia produtiva e o desempenho econômico do estado.

Solidariedade a Lula e críticas à quebra de soberania

Durante o pronunciamento, o governador também prestou solidariedade a Lula e considerou inadequada a tentativa de interferência externa do ex-presidente norte-americano:

“Na medida em que um presidente escreve uma carta, dizendo que não concorda com o procedimento jurídico do Estado, que não é dele, ele quebra a soberania de um país. Isso é muita irresponsabilidade”.

Jerônimo elogiou a resposta do presidente Lula, que devolveu a carta à Embaixada dos Estados Unidos, considerando a atitude “firme e adequada”.

A expectativa é de que a reunião com a FIEB reúna representantes dos principais setores exportadores da Bahia para um diagnóstico técnico e político dos efeitos da medida norte-americana, que já preocupa produtores e empresários locais.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares