Rui Costa cogita disputar Senado em 2026 e reforça apoio a Jerônimo para governo da Bahia
Rui Costa confirma possibilidade de disputar o Senado em 2026, mas diz que decisão será tomada em 2025. Ministro descarta retorno ao governo da Bahia e reafirma apoio a Jerônimo Rodrigues.
Ministro da Casa Civil fala em pré-candidatura ao Congresso e promete definição só em 2025
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), sinalizou nesta segunda-feira (7) uma mudança em seu posicionamento político ao indicar que poderá disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ex-governador da Bahia afirmou que sua decisão será tomada no início de 2025, após conversas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Na posição em que eu estou, eu não posso antecipar uma posição minha este ano. […] Estou organizando as entregas do governo, trabalhando 12, 14, 18 horas por dia, e continuarei fazendo isso”, declarou Rui Costa.
Rui Costa diz estar à disposição para disputar o Senado
Mesmo mantendo a cautela, Rui Costa revelou estar disponível para disputar o Senado, apontando que é possível uma chapa puro-sangue do PT na Bahia em 2026. A fala marcou uma mudança em relação às declarações anteriores do ministro, que evitava se posicionar sobre futuras eleições.
Ministro descarta retorno ao Palácio de Ondina
Questionado sobre um possível retorno ao governo estadual, Rui Costa foi enfático:
“Eu não serei candidato a governador. O candidato é Jerônimo Rodrigues, isso eu posso afirmar hoje”.
A declaração reforça o alinhamento do ministro com a gestão do atual governador baiano, também filiado ao Partido dos Trabalhadores.
Definição virá após conversa com Lula
O ministro afirmou que já tem um entendimento com o presidente Lula para discutir seu futuro político no início de 2025.
“Tive uma conversa prévia com o presidente. Em janeiro e fevereiro do ano que vem, vou sentar com ele e conversar qual é a melhor estratégia. Lá faremos uma avaliação”, disse.
Rui enfatizou que ainda é prematuro cravar qualquer candidatura, mas reafirmou que, caso venha a disputar um cargo, o anúncio oficial será feito no ano eleitoral.
Lula será candidato à reeleição
Durante a entrevista, Rui Costa também confirmou que o presidente Lula será candidato à reeleição em 2026. A declaração reforça o que já havia sido sinalizado pelo presidente durante uma cerimônia da Petrobras, no último dia 4 de julho.
Na ocasião, Lula disse que pretende disputar o quarto mandato, afirmando que “se tudo estiver como ele pensa”, o Brasil terá “pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”. Se eleito, o petista pode chegar a 16 anos no poder, ficando atrás apenas de Getúlio Vargas como o presidente que mais tempo governou o país.
