O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, inaugurou na terça-feira (16) um novo Fórum em Belo Campo, marcando mais uma ação de aperfeiçoamento do Judiciário no interior do estado. O evento também incluiu a instalação de uma Sala Passiva de Videoconferência e marcou a abertura da 100ª Sala de Depoimento Especial do Estado.
O novo Fórum, com aproximadamente 742 metros quadrados de área construída, segue padrões de sustentabilidade, acessibilidade e segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Equipado com brises de alumínio e placas fotovoltaicas para aproveitamento de energia solar, o edifício recebeu melhorias na infraestrutura tecnológica, incluindo nove computadores, uma webcam e aprimoramentos nos links de internet.
Durante a cerimônia, o Presidente do TJ-BA destacou a relevância da nova unidade, reforçando a credibilidade do Judiciário e cumprindo a missão constitucional. Ele também ressaltou a importância das Salas de Depoimento Especial, utilizadas para ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência ou crimes, sendo esta a centésima sala inaugurada pela gestão atual.
O Desembargador Salomão Resedá, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-BA, elogiou a gestão pela instalação das Salas de Depoimento Especial e destacou o compromisso do Presidente Nilson Soares Castelo Branco com a causa da defesa da juventude. O Diretor do Fórum de Belo Campo, Juiz Gustavo Berriel Quariguasy Teixeira, expressou a importância das melhorias na Comarca e agradeceu ao Presidente pela valorização do 1º Grau.
O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o Prefeito de Belo Campo, Luiz Henrique Tigre, que destacou a relevância da Sala de Depoimento Especial para a população e elogiou o trabalho do Presidente do TJ-BA e do Coordenador da Infância e Juventude.