domingo, 22 dezembro 2024
spot_imgspot_img

Moraes vota para manter suspensão do X no Brasil em julgamento da Primeira Turma do STF

Em julgamento na Primeira Turma do STF, ministro Alexandre de Moraes vota para manter a suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil, após descumprimento de ordens judiciais por Elon Musk.

Moraes vota para manter suspensão do X no Brasil em julgamento da Primeira Turma do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para manter a suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil durante o julgamento da Primeira Turma da corte. A decisão foi tomada após o proprietário da plataforma, Elon Musk, descumprir várias ordens judiciais, incluindo a indicação de um representante legal no país.

Contexto e decisão de Moraes

O voto de Moraes foi o primeiro a ser registrado no julgamento que começou na madrugada desta segunda-feira (2). Além de Moraes, a Primeira Turma é composta pelos ministros Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Interlocutores acreditam que a decisão do relator poderá ser referendada de forma unânime pelos demais membros da turma, que é presidida pelo próprio Moraes.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Em sua decisão, Moraes citou reportagens que mostraram como Elon Musk tem cumprido, sem questionamentos, ordens de remoção de conteúdo em outros países, como Índia e Turquia. Para o ministro, o comportamento de Musk no Brasil não apenas infringiu a lei, mas desrespeitou-a de maneira debochada.

Implicações da suspensão do X

A rede social foi retirada do ar na sexta-feira (30) após Musk não atender à determinação judicial para que indicasse, em 24 horas, um representante legal no Brasil. A decisão inclui a aplicação de multas de R$ 50 mil a pessoas físicas e jurídicas que tentarem burlar a suspensão com o uso de “subterfúgios tecnológicos”, como VPNs.

A suspensão ocorre em um momento sensível, em pleno período eleitoral no país, e pode permanecer até que todas as ordens judiciais relacionadas à plataforma sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas.

O que esperar a seguir?

Os demais ministros da Primeira Turma têm até o final do dia para registrar seus votos no plenário virtual. O julgamento pode definir o futuro da plataforma no Brasil, que permanecerá suspensa até o cumprimento das ordens judiciais ou até uma possível reversão da decisão por parte da turma.

A decisão de Moraes de levar o caso à Primeira Turma pode evitar a necessidade de submeter o tema ao plenário completo do STF, garantindo maior segurança jurídica à sua determinação.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares