segunda-feira, 7 outubro 2024
spot_imgspot_img

Outubro Rosa: Governo da Bahia oferece 30 mil mamografias em Salvador

Outubro Rosa: Estado oferece 30 mil mamografias em Salvador com agendamento online

Durante o Outubro Rosa, o Governo da Bahia irá oferecer cerca de 30 mil exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos em Salvador. A ação, que visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, ocorrerá de 1º a 31 de outubro, com agendamentos disponíveis a partir desta sexta-feira, 27 de setembro.

Como agendar sua mamografia

Os exames podem ser agendados pelo site oficial do governo AQUI. Para garantir seu atendimento, basta selecionar o dia, local e turno. No entanto, é importante observar os seguintes requisitos:

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

  • Ter entre 40 e 69 anos;
  • Não ter feito uma mamografia nos últimos 12 meses;
  • Não ter passado por cirurgia na mama.

Documentos necessários

No dia do exame, as mulheres devem levar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Cartão do SUS;
  • Comprovante de residência. Não é necessária a requisição médica para realizar o exame.

Ações especiais no dia 1º de outubro

A campanha terá início no dia 1º de outubro, com uma grande ação na Arena Fonte Nova. Nesse dia, serão oferecidos 1.085 exames de mamografia realizados por unidades móveis no local.

A partir do dia 2 de outubro, oito unidades móveis da Sesab estarão disponíveis em pontos estratégicos de Salvador, como a Uneb do Cabula, Salvador Norte Shopping e a Vila Militar dos Dendezeiros, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 18h, com exceção do feriado de 12 de outubro. Cada veículo pode realizar até 150 exames de mamografia por dia.

A importância do Outubro Rosa

De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a iniciativa faz parte de um esforço contínuo para promover o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. “A oferta desses exames gratuitos tem o objetivo de ampliar o acesso à saúde e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, destacou.

COMPARTILHE ESTE POST:

Marina Carvalho
Marina Carvalho
Jornalista dinâmica especializada em multimídia e narrativa digital, com 10 anos de carreira. Liderou projetos de jornalismo móvel, trazendo inovação e interatividade para a cobertura de notícias.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares