Jerônimo Rodrigues afirma que governo faz o possível diante de ameaça de greve de médicos na Bahia
Jerônimo Rodrigues comenta greve dos médicos na Bahia: “Damos o que podemos dar”. Categoria anuncia paralisação em unidades estaduais de saúde.
Categoria confirma paralisação em unidades estaduais a partir desta quinta-feira (31)
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se posicionou nesta segunda-feira (29) sobre a possível paralisação dos médicos da rede estadual. Segundo ele, o governo está empenhado no diálogo com a categoria, mas reforça que existem limites financeiros e administrativos que dificultam novas concessões.
“Nós temos dialogado com o Sindicato, a secretária Roberta lidera as conversas, junto com a Serin, mas nós damos o que nós podemos dar. Nós queremos sim, na data certa, fazer concurso, ofereceremos também a melhoria da infraestrutura funcional da secretaria, mas não podemos de forma nenhuma baixar a cabeça para aquilo que nós não podemos fazer”, declarou o governador durante a cerimônia de celebração dos 100 anos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Sindimed confirma paralisação e critica recontratação por CNPJ
O Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed) confirmou que os profissionais de saúde da rede estadual irão iniciar uma paralisação a partir da 0h de quinta-feira (31). A mobilização afeta diretamente unidades como as maternidades Albert Sabin e Tsylla Balbino, o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA), além dos hospitais gerais Roberto Santos e do Estado.
A principal queixa dos médicos é a demissão dos profissionais celetistas vinculados ao Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que estão sendo recontratados como pessoa jurídica (CNPJ). O modelo, segundo a categoria, gera insegurança trabalhista e retira direitos conquistados.
Governador promete pacote de ações para a saúde
Durante a solenidade na sede da Sesab, Jerônimo Rodrigues revelou que o governo estadual irá anunciar, ainda neste mês, um pacote de ações voltado à saúde, utilizando o selo comemorativo dos 100 anos da secretaria.
“Hoje eu quis falar só sobre os 100 anos da Sesab. Nós tínhamos um pacote de ações para anunciar, mas nós seguramos. Ainda vamos primeiro fazer conta, mas nesse mês, quando nós vamos utilizar o selo de 100 anos da Sesab, vamos anunciar ações para a saúde”, afirmou o governador.
