TSE cassa mandato de Fernando Torres em Feira de Santana
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a anulação dos votos recebidos pelo PSD e Patriota (partido extinto) nas eleições municipais de Feira de Santana em 2020. Com essa decisão, o mandato do vereador Fernando Torres (PSD), ex-presidente da Câmara Municipal, foi cassado, e os votos de Correia Zezito (PL) também foram invalidados.
Fraude na cota de gênero partidária
A ação foi movida por Alberto Nery (PSB), que acusou os dois partidos de fraude na cota de gênero, alegando o uso de candidaturas femininas laranjas. A decisão apontou provas de irregularidades, como candidatas com votação zerada, ausência de gastos de campanha e falta de material publicitário.
Segundo a decisão do TSE, essas práticas foram usadas para burlar a regra da cota de gênero, que exige a participação mínima de mulheres nas candidaturas.
Impacto na política de Feira de Santana
Fernando Torres, que não concorreu à reeleição neste ano, presidiu o legislativo municipal antes de ser substituído por Eremita Mota (PP). Já Correia Zezito, que tentou um novo mandato em 2024, obteve 2.271 votos, mas não foi reeleito.