Carlos Muniz confirma reajuste na tarifa de ônibus em Salvador para 2025
Detalhes sobre o aumento da passagem e impacto econômico
Em uma recente coletiva de imprensa, Carlos Muniz (PSDB), reeleito presidente da Câmara Municipal de Salvador, anunciou um inevitável reajuste na tarifa de ônibus da capital baiana para o ano de 2025. A última atualização de preço ocorreu em novembro de 2023, elevando o custo para R$ 5,20, uma das tarifas mais altas entre as capitais brasileiras.
Justificativa para o reajuste
Segundo Muniz, a manutenção do valor atual da tarifa se tornou inviável devido ao aumento significativo dos insumos, como o combustível e os próprios ônibus. “Aumentou o combustível, aumentou até os preços dos ônibus, tudo aumentou. Então, como é que você tem esses aumentos e você não repassa isso para o consumidor?”, questionou o presidente da Câmara.
Posição da prefeitura sobre subsídios
Carlos Muniz também mencionou que, caso não haja um subsídio municipal, o aumento será inevitável. “Quem disser que não vai ter aumento tem que dar subsídio. Como eu acho que a prefeitura não tem intenção de dar o subsídio, a passagem de ônibus com certeza irá ser mais cara”, explicou.
Resposta do prefeito Bruno Reis
Até o momento, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) não se manifestou sobre o reajuste. A decisão final sobre o aumento ainda está pendente de confirmação oficial por parte da prefeitura.