quinta-feira, 4 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PF encontra documentos de negócio imobiliário entre Daniel Vorcaro e deputado Jonga Bacelar durante investigação do Banco Master

Documentos sobre uma possível transação imobiliária entre o empresário Daniel Vorcaro e o deputado Jonga Bacelar foram apreendidos pela Polícia Federal durante investigações do Banco Master. Defesa tenta levar o caso ao STF.

PF apreende envelope com documentos ligados a transação imobiliária

Envelope encontrado em endereço ligado a Daniel Vorcaro

A Polícia Federal encontrou, em um endereço associado ao empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, um envelope identificado com o nome do deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA), conhecido como Jonga Bacelar. Segundo os investigadores, o material continha documentos relacionados a um negócio imobiliário ainda não analisado pela corporação.

Deputado explica origem dos documentos

A informação foi divulgada pelo Estadão nesta segunda-feira (1º). Em entrevista ao site, Bacelar afirmou que atuou na formação de um fundo voltado à construção de um empreendimento imobiliário em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O parlamentar relatou que Vorcaro demonstrou interesse em adquirir parte desse projeto e, por isso, recebeu documentos referentes à possível transação. O deputado reforçou que o negócio não avançou.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Declaração sobre consulta de compra do imóvel

“Ele me fez uma consulta sobre um imóvel em Porto Seguro, que não se concretizou. Quando o banco começou a entrar em dificuldade, ele pediu mais um tempo para poder exercer a opção. Foi feito um documento dando a opção de compra a Daniel Vorcaro”, afirmou.

Defesa do empresário não se manifestou

Até o momento, a defesa de Vorcaro não emitiu posicionamento público sobre o caso. Os investigadores também ainda não determinaram se há algum indício de irregularidade no conteúdo apreendido.

Ação no STF para mudar a tramitação do caso

A apreensão do envelope levou os advogados do empresário a ingressar, na última sexta-feira (28), com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que toda a investigação seja enviada para a Corte. Segundo a defesa, o episódio seria semelhante ao da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal na Bahia, que foi remetida ao STF após a descoberta de documentos sobre uma operação imobiliária envolvendo um investigado e um parlamentar.

Pedido distribuído ao ministro Dias Toffoli

Conforme apuração do Estadão, o pedido da defesa de Vorcaro foi distribuído ao ministro Dias Toffoli. A iniciativa integra uma estratégia para tentar retirar o processo da primeira instância da Justiça Federal, responsável pela decretação da prisão preventiva do empresário.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares