Oposição baiana ensaia unidade em Vitória da Conquista
Após lançamento da pré-candidatura de Aleluia, ACM Neto, João Roma e Bruno Reis se unem em Vitória da Conquista e reforçam articulação da oposição.
Encontro ocorre após lançamento de Aleluia
No mesmo dia em que o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo) lançou sua pré-candidatura ao governo da Bahia, após pontuar com 1% na pesquisa Quaest/Genial, a oposição baiana deu sinais de articulação em Vitória da Conquista. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), que lidera o levantamento com 41%, e o presidente do PL na Bahia, João Roma, que aparece com 4%, participaram juntos da abertura do Festival de Inverno, ao lado do prefeito Bruno Reis (União).
Sinais de convergência
Durante entrevista concedida em Conquista, ACM Neto ressaltou que o momento é de diálogo. “O momento é de diálogo e de construir convergências. O nosso objetivo é oferecer à Bahia uma alternativa sólida em 2026”, afirmou o ex-prefeito de Salvador.
Movimento estratégico da oposição
A presença conjunta dos três líderes reforça a tentativa de aproximar União Brasil e PL, que buscam reduzir a fragmentação da oposição. Em 2022, João Roma disputou o governo do Estado, dividindo votos com Neto no primeiro turno. Agora, ambos trabalham para superar as mágoas eleitorais e alinhar estratégias para 2026.
Postura de Aleluia
José Carlos Aleluia, histórico dirigente da direita baiana e ex-deputado pelo União Brasil, lançou sua pré-candidatura pelo Novo, partido que assume no Estado e que deve abrigar futuramente seu filho, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia, hoje no PL. Apesar da movimentação da oposição, Aleluia afirmou que não é o momento de falar em composição com ACM Neto.
Críticas ao PT e defesa da mudança
Em suas declarações, Aleluia voltou a criticar a gestão estadual. “Nós estamos há quase 20 anos com o mesmo governo, o mesmo governo, o mesmo grupo, a mesma forma de governar, o mesmo modelo. E a crise da Bahia. A Bahia, que já é mais profunda, agrava-se mais ainda diante da crise nacional. As pesquisas mostram claramente que a população não quer mais continuar no rumo em que está, no Brasil e na Bahia. E aí, dessa indignação, surgiu a minha pré-candidatura”, afirmou.
Interior como prioridade
João Roma, que apoiou Bruno Reis nas eleições municipais de 2024, destacou em entrevista a importância de manter a oposição próxima do eleitorado do interior, reforçando a necessidade de diálogo e articulação regional para 2026.
