Moema Gramacho diz que “vem forte” para deputada federal em 2026 e não descarta Lauro em 2028
Moema Gramacho confirma pré-candidatura a deputada federal em 2026 e admite disputar a prefeitura de Lauro de Freitas em 2028.
Foco na eleição para a Câmara dos Deputados
Com quatro mandatos de prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) confirmou que tentará voltar à Câmara dos Deputados em 2026. Em entrevista exclusiva ao *Política Livre*, durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia, a ex-gestora afirmou que “vem forte” para a disputa no próximo ano.
Histórico eleitoral
Moema destacou que, apesar de não ter conseguido eleger sucessores como Antonio Ronalvo (PT) para a prefeitura nem a vereadora Naide Brito, presidente municipal do PT, nunca perdeu uma eleição.
“Todas as minhas eleições, venci sem comprar um voto e esse é o meu maior argumento”, declarou.
Possível retorno em 2028
Questionada sobre a eleição municipal de 2028, quando poderá enfrentar novamente sua adversária política Débora Regis (União Brasil), Moema não descartou a disputa.
“Como primeiro vai ser a candidatura de federal, eu vou fazer a disputa para federal. A candidatura à prefeita vai ser posterior. Então, eu vou pedir a você que guarde um pouquinho essa pergunta para me fazer depois de 2026”, disse.
Trajetória política
Além de prefeita, Moema já foi vereadora em Salvador e deputada estadual por três mandatos. Caso seja eleita deputada federal em 2026 e decida concorrer à prefeitura de Lauro de Freitas em 2028, repetirá o mesmo movimento feito em 2016, quando venceu a eleição municipal e deixou o mandato na metade da legislatura.
