Luizinho Sobral desiste da prefeitura de Irecê e mira Assembleia em 2026
Num movimento que mirou mais a Assembleia Legislativa da Bahia em 2026 do que a própria disputa local em Irecê, o ex-prefeito Luizinho Sobral (PP) desistiu da pré-candidatura a prefeito e declarou apoio a Figueiredo, postulante do PDT.
Apoio a Figueiredo e composição da chapa
Apesar do recuo, Luizinho assegurou que o sobrenome “Sobral” estivesse na chapa majoritária, com a indicação de Henrique Sobral para a vaga de vice. A presença, todavia, ainda não se traduz efetivamente em crescimento da campanha de Figueiredo, que até despontou bem nas primeiras pesquisas na largada da pré-campanha eleitoral meses atrás, mas depois declinou desde o lançamento de Murilo Franca (PSB) como nome do prefeito Elmo Vaz (PSB).
Desempenho nas pesquisas
Na primeira pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Murilo apareceu com 51,2% contra 23,7% de Figueredo. Isso demonstra uma clara vantagem do candidato do PSB sobre o apoiado por Sobral.
Planejamento para 2026
A nota enviada à imprensa, anunciando a desistência do ex-prefeito, diz que a aliança com Figueredo “posiciona Luizinho Sobral para receber o apoio do grupo como candidato a deputado estadual nas eleições de 2026”. Assim, sem o ônus e as despesas de uma corrida eleitoral, Luizinho Sobral afiança previamente uma base de sustentação para a próxima janela das urnas, onde vislumbra chances mais reais de vitória confiante em sua popularidade na região.