quinta-feira, 4 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

João Leão confirma candidatura a deputado estadual e mantém aliança com ACM Neto na Bahia

João Leão declarou que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia em 2026, mas não descartou concorrer ao governo caso ACM Neto desista. Em entrevista, reafirmou lealdade ao aliado e criticou deputados do PP que apoiam Jerônimo Rodrigues.

João Leão anuncia candidatura a Deputado Estadual e reforça apoio a ACM Neto

João Leão anuncia candidatura a deputado estadual em 2026 e reforça aliança com ACM Neto contra o PT na Bahia.

Deputado federal do PP pretende ocupar vaga na Assembleia Legislativa da Bahia

O deputado federal João Leão (PP) confirmou, nesta sexta-feira (18), que pretende disputar uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa *Boa Tarde Bahia*, da TV Band.

“Quero ser o que nunca fui, deputado estadual”, afirmou o parlamentar, que atualmente exerce mandato na Câmara Federal.

Leão não descarta candidatura ao governo caso Neto desista

Apesar da confirmação de sua pré-candidatura à ALBA, João Leão também sinalizou que pode entrar na disputa pelo governo da Bahia, caso ACM Neto (União Brasil) desista da corrida eleitoral.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

“Eu estou com Neto fechado. Se você disser ‘Leão, você quer ser vice de Neto?, não’. Mas se disser, só ganha com Leão, eu tô junto”, declarou o ex-vice-governador.

Histórico de vice-governador e rompimento com Rui Costa

João Leão já ocupou o cargo de vice-governador da Bahia por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022, durante os governos de Rui Costa (PT). O rompimento com o grupo petista ocorreu em 2022, após Rui desistir de se licenciar para disputar o Senado, o que teria viabilizado a ascensão de Leão ao comando do Executivo estadual até o fim do mandato.

Liderança no PP e críticas a aliados de Jerônimo Rodrigues

Durante a entrevista, Leão criticou deputados estaduais do PP que permanecem na base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), mesmo após a formação da federação União Progressista, resultado da união entre o PP e o União Brasil.

“Problema deles, saiam do partido, vão para o PT”, disparou.

O líder pepista adiantou que se reunirá neste sábado (19) com dois deputados estaduais da sigla para definir a situação deles.

“Eles vão ter que sair do partido, não tem esse negócio de a coligação estar com ACM Neto e eu vou ficar com Jerônimo: aí não”, completou.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares