Almoço entre ACM Neto e Ciro Gomes repercute na política da Bahia
Almoço entre ACM Neto e Ciro Gomes em Brasília gera especulações sobre articulações na política baiana e possível reposicionamento do PDT no estado.
Encontro em Brasília
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) almoçaram juntos em Brasília nesta terça-feira (19), em um encontro que movimentou os bastidores da política baiana. Também participaram da reunião o empresário ACM Júnior, pai de Neto, e o deputado federal Arthur Maia (União).
PDT na base do governo da Bahia
A reunião chamou atenção pelo atual contexto político. Em abril, o PDT da Bahia deixou o grupo de ACM Neto e passou a integrar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), movimento que teve aval do presidente nacional do partido, Carlos Lupi. O encontro com Ciro, conhecido crítico do PT, levantou especulações de que Neto estaria articulando para reverter essa mudança.
Histórico de alianças
Nas eleições de 2022, Ciro Gomes contou com a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), como candidata a vice em sua chapa presidencial. Apesar da ligação, ACM Neto manteve neutralidade no pleito nacional, optando por não declarar apoio a nenhum dos presidenciáveis.
Ciro Gomes exalta federação
Durante a convenção que oficializou a federação entre União Brasil e PP, Ciro Gomes destacou a importância da união de forças.
“Façam desse gesto, dessa iniciativa, um ato de gravitação universal. Ou seja, chame tudo o que o brasileiro pode oferecer, da centro-esquerda à centro-direita, para nós tirarmos o Brasil deste desastre”, afirmou.
Repercussões
O encontro reacendeu rumores de movimentações políticas na Bahia e levantou questionamentos sobre o papel do PDT no cenário estadual, em meio a um contexto de alianças e reposicionamentos estratégicos.
