Alba ganha dois novos deputados com eleições de Eures Ribeiro e Pablo Roberto
As recentes eleições municipais impactaram diretamente a composição da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Os deputados estaduais Eures Ribeiro (PSD), eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa, e Pablo Roberto (PSDB), eleito vice-prefeito de Feira de Santana, abriram espaço para que suplentes assumam suas vagas no parlamento baiano.
Substituição de Eures Ribeiro na Alba
No caso de Eures Ribeiro, sua suplente é Jusmari Oliveira (PSD), atual secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Contudo, a expectativa é de que Jusmari permaneça no governo, abrindo caminho para o segundo suplente, Marcone Amaral (PSD), ex-prefeito de Itajuípe e atual presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). Marcone, conhecido por sua carreira como zagueiro do Esporte Clube Vitória, foi eleito prefeito de Itajuípe em 2016 e reeleito em 2020, tendo renunciado em 2022 para disputar uma vaga na Alba.
Paulo Câmara deve substituir Pablo Roberto
Com Pablo Roberto assumindo a vice-prefeitura de Feira de Santana, quem deve ocupar sua vaga na Alba é o ex-deputado estadual Paulo Câmara (PSDB). Câmara, economista e político experiente, já passou pela Assembleia Legislativa entre 2019 e 2023 e foi presidente da Câmara Municipal de Salvador entre 2013 e 2017.
Possíveis mudanças na bancada do PT
Além das substituições de Eures e Pablo, há especulações sobre uma mudança na bancada do PT. Existe a possibilidade de Lucinha do MST (PT) deixar a Alba para dar lugar à Neusa Cadore (PT), atual secretária estadual de Política para Mulheres (SPM), caso Elisângela Araújo (PT) retorne para a Câmara dos Deputados. No entanto, fontes indicam que a tendência é que Neusa Cadore permaneça na SPM, assegurando o mandato de Lucinha do MST.