Todos os deputados federais do PT Bahia assinam PEC pelo fim da escala 6×1
Todos os deputados federais da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia em Brasília uniram-se para apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa encerrar o regime de trabalho 6×1, modelo em que o trabalhador cumpre seis dias consecutivos de trabalho para um dia de descanso. Essa proposta já reúne o número necessário de assinaturas e agora começa a tramitar no Congresso Nacional, tendo recebido forte adesão nas redes sociais e 194 assinaturas de apoio.
Parlamentares em apoio à PEC
Entre os deputados baianos que apoiam a proposta estão Elisangela Araújo, Ivoneide Caetano, Jorge Solla, Joseildo Ramos, Josias Gomes, Valmir Assunção e Waldenor Pereira. Para eles, o fim da escala 6×1 é essencial para garantir mais qualidade de vida, saúde mental e melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora brasileira.
Expectativas e justificativas dos parlamentares
Os parlamentares do PT destacam que o atual regime de trabalho é visto como exploratório e desafiador para os trabalhadores, que enfrentam sobrecarga física e emocional. Segundo a bancada, com a PEC aprovada, haverá maior dignidade, produtividade e qualidade de vida para os trabalhadores, além de ampliar as oportunidades para quem busca ingresso no mercado de trabalho.
Sobre a PEC do fim da escala 6×1
A PEC, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), avança com o objetivo de reestruturar as condições de trabalho no Brasil, reduzindo o ritmo intenso e promovendo um modelo de jornada que valorize a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. A votação e apreciação da PEC no plenário ainda dependem de trâmites internos, mas o apoio dos parlamentares baianos fortalece a pressão pela mudança.