Dreams
sábado, 25 maio 2024
spot_imgspot_img

Desembargadora Cynthia Resende inicia gestão como governadora em exercício com foco em direitos das mulheres

Primeiro ato de Cynthia Resende como governadora em exercício da Bahia destaca ações de apoio aos direitos das mulheres.

Cynthia Resende Promove Direitos das Mulheres em Seu Primeiro Ato como Governadora em Exercício

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, atuando como governadora em exercício da Bahia, realizou seu primeiro ato oficial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na segunda-feira (13), destacando a celebração dos 13 anos da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM).

Acordos de Cooperação Técnica

Durante a sessão, foram assinados importantes acordos de cooperação técnica. O primeiro, entre a SPM e a ALBA, tem como objetivo proporcionar uma proteção integral aos direitos das mulheres que buscam suporte em áreas como assistência social, psicológica e jurídica. O segundo acordo, entre a SPM e a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), visa a implantação de 40 “Salas Elas à Frente” nos municípios do interior, focadas na prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres, além de promover a inclusão socioprodutiva.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Impacto das Iniciativas

“Eu acredito que essas salas serão um passo inicial para que as mulheres do interior possam ser acolhidas e ter seus direitos preservados”, afirmou Resende, destacando a importância da iniciativa, especialmente em municípios que carecem de estruturas como Delegacias da Mulher ou Varas especializadas.

Contexto de Gestão Temporária

Resende ocupará o cargo de governadora durante 10 dias, cobrindo a ausência do Governador Jerônimo Rodrigues, que se encontra em viagem institucional na Europa. Durante este período, a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) será exercida pelo 1º vice-presidente, desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas.

Colaboração com o Tribunal de Justiça

A desembargadora Nágila Brito, presente na sessão e Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJ-BA desde 2012, reforçou a importância da interação entre a Secretaria e o Tribunal. “A Secretaria atua de mãos dadas com o Tribunal de Justiça, e é fundamental que haja sempre essa interação”, disse Brito, enfatizando o alinhamento entre as políticas públicas e as necessidades judiciais para apoio às mulheres vítimas de violência.

Presença e Apoio

O evento contou também com a presença do presidente da AL-BA, deputado Adolfo Menezes, e outras autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo, além de lideranças de movimentos da sociedade civil, demonstrando um amplo suporte às iniciativas de proteção e inclusão das mulheres na Bahia.

Este primeiro ato de Cynthia Resende como governadora em exercício simboliza um forte compromisso com os direitos das mulheres, marcando o início de uma gestão que promete ser atenta às questões de igualdade de gênero e justiça social.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares