Falta de conclusão do BRT até a Rodoviária em Salvador
Na última semana, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), inaugurou o trecho 2 do BRT, que opera o trajeto Lapa x Pituba. Este novo trecho, parte de um projeto iniciado em 2018 durante a gestão de ACM Neto, não inclui a prometida ligação com a Rodoviária da cidade, uma das principais metas anunciadas.
Descrição do Projeto e Realizações
O projeto do BRT, considerado uma das maiores obras de mobilidade de Salvador, tinha como objetivo inicial conectar a Estação da Lapa ao terminal rodoviário. Segundo a descrição no site oficial, o BRT visava proporcionar um transporte rápido, seguro e capaz de transportar um número significativo de passageiros.
Detalhes da Inauguração do Trecho 2
O trecho 2, o mais extenso com cerca de 6km, começou na região do Lucaia e inclui a construção de três elevados para facilitar o trânsito e criar vias expressas. No entanto, a linha B5, que deveria fazer a conexão até a Rodoviária, ainda não tem previsão de entrega.
Impacto Social e Críticas ao Projeto
Desde o início, o projeto do BRT enfrentou oposição de grupos ambientais e especialistas em mobilidade, que criticaram o modelo como ultrapassado. Figuras públicas como Caetano Veloso e Camila Pitanga também expressaram desaprovação, refletindo a preocupação com o impacto ambiental e a eficácia do transporte.
Conclusão e Expectativas Futuras
Apesar da entrega do novo trecho, a falta de cumprimento da promessa de ligação direta com a Rodoviária continua a ser uma questão pendente para a administração municipal. A população aguarda a conclusão total do projeto, que promete melhorar significativamente a mobilidade urbana em Salvador.