Bolsonaro prega ‘limpeza’ de oportunistas no PL para eleições de 2026
Ex-presidente foca em renovação partidária
Durante uma transmissão nesta quarta-feira, 22 de janeiro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro defendeu uma ‘limpeza’ dentro do Partido Liberal (PL) para o próximo pleito eleitoral. Inelegível até as eleições de 2030, Bolsonaro busca influenciar a escolha de candidatos comprometidos com o futuro político do país.
Busca por novos candidatos no PL
Em seu discurso, Bolsonaro destacou a necessidade de incluir novos nomes no partido que estejam alinhados com a visão de um futuro promissor, não descartando a possibilidade de buscar candidatos fora do PL. “Nós vamos conversar com esses parlamentares. Vai ter um candidato nosso e outros de outros partidos, o PL não tem o monopólio da virtude”, explicou o ex-presidente.
Perfil dos parlamentares do PL
Atualmente, o Partido Liberal possui um alinhamento de 30% com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados, segundo dados do painel de governismo da plataforma Congresso em Foco. Bolsonaro citou especificamente o deputado baiano Jonga Bacelar, que apresenta 94% de adesão nas votações.
Impacto das declarações de Bolsonaro para 2026
As declarações de Bolsonaro vêm em um momento crítico para o PL, que precisa definir sua postura e alinhamento para as próximas eleições. A ‘limpeza’ sugerida visa fortalecer o partido com figuras que representem genuinamente os valores e objetivos políticos longe de oportunismos.