PL sofre revés em Conquista e presidente da Câmara de Vereadores pode apoiar Jerônimo em 2026
Ivan Cordeiro, presidente da Câmara de Vitória da Conquista, rompe com o PL, se afasta do bolsonarismo e pode apoiar Jerônimo Rodrigues em 2026.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), sinalizou que pode apoiar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026, em um movimento de afastamento do bolsonarismo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador afirmou que não responde mais pelo PL no município e que não irá seguir as orientações da cúpula nacional do partido.
Distanciamento do bolsonarismo
“Não respondo mais pelo PL de Conquista. Isso é até justo, na medida em que, de fato, temos nos distanciado. Não irei apoiar nenhum candidato indicado pela cúpula do partido. Aqueles que vou apoiar não representam necessariamente a direita e muito menos o bolsonarismo”, declarou Cordeiro.
Apesar de admitir a possibilidade de caminhar ao lado de Jerônimo, Ivan ressaltou que ainda não tomou decisão definitiva e deve aguardar a definição das candidaturas:
“Vou esperar mais um pouco para tomar uma posição sobre a majoritária”, afirmou.
Elo com a base governista
De acordo com informações de bastidores, o rompimento de Ivan com o PL foi influenciado pelo deputado estadual Vitor Azevedo (PL), que, embora filiado ao partido, integra a base de Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Fontes ligadas ao governo e ao PL afirmam que Azevedo atuava como elo entre Ivan e o presidente da legenda no estado, João Roma. Inclusive, Ivan já confirmou que apoiará a reeleição de Azevedo para a AL-BA nas eleições do próximo ano.
Azevedo deve deixar o PL e avalia convites de partidos aliados ao governador baiano.
Muniz no jogo
Além da aproximação com Jerônimo, Ivan Cordeiro também declarou apoio à pré-candidatura de Carlos Muniz Filho (sem partido), herdeiro do presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), a deputado federal.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (29), em publicação nas redes sociais, onde Cordeiro aparece em foto ao lado de Muniz Filho e outros vereadores de Vitória da Conquista.
Repercussão no PL
A reportagem procurou o presidente estadual do PL, João Roma, para comentar o afastamento de Ivan Cordeiro, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação da legenda.
