sexta-feira, 5 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vereadora Débora Santana pede licença após prisão do filho por atropelar atleta em Salvador

Após o filho ser preso por atropelar o atleta Emerson Pinheiro, que teve a perna amputada, a vereadora Débora Santana solicitou afastamento de 15 dias da Câmara de Salvador.

Vereadora se afasta após filho ser preso por atropelar atleta em Salvador

Vereadora Débora Santana pede licença de 15 dias após o filho ser preso por atropelar atleta em Salvador, que perdeu a perna no acidente.

Pedido de afastamento da Câmara

A vereadora Débora Santana (PDT) solicitou, nesta segunda-feira (18), uma licença de 15 dias da Câmara Municipal de Salvador, após seu filho, Cleydson Cardoso Costa Filho, de 26 anos, ser preso por atropelar um atleta amador no bairro da Pituba. A informação foi confirmada pela assessoria da Casa Legislativa.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Detalhes do acidente e estado da vítima

O atropelamento aconteceu no sábado (16), durante um treino coletivo. A vítima, Emerson Pinheiro, estudante de educação física de 29 anos, teve a perna direita amputada e sofreu outras fraturas. Ele permanece internado no Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgias e se encontra estável e lúcido desde a retirada da sedação. O veículo conduzido por Cleydson invadiu a calçada, atingindo ainda um poste e uma barraca de acarajé. Segundo testemunhas, o motorista apresentava sinais claros de embriaguez, não conseguia andar ou falar de forma coerente e sequer concluiu o teste do bafômetro.

Prisão preventiva decretada

Durante audiência de custódia, realizada no domingo (17), a Justiça decretou a prisão preventiva de Cleydson, que foi transferido para o Complexo Penal da Mata Escura. Ele foi autuado por lesão corporal culposa de natureza grave na direção de veículo automotor, com a capacidade psicomotora alterada por substância psicoativa. A defesa do motorista pediu sua liberdade alegando necessidade de tratamento psicológico. O juiz, no entanto, destacou que o direito à saúde é garantido mesmo sob custódia e que não havia laudos médicos que comprovassem doença grave.

Histórico e infrações de trânsito

Segundo a decisão judicial, Cleydson já acumulava três multas por excesso de velocidade, o que reforçou, para a Justiça, a habitualidade em práticas de direção imprudente. Uma testemunha ainda relatou que ele conduzia o veículo de forma perigosa antes mesmo do acidente.

Mobilização e solidariedade ao atleta

Desde o acidente, familiares e amigos de Emerson Pinheiro se mobilizam para doar sangue e ajudar na recuperação do atleta. Nesta segunda-feira, um grupo de corredores esteve na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para reforçar os estoques. “Ele [Emerson] se alimentou hoje já, mas ainda está em choque desde que recebeu a notícia que está sem a perna. Mas, nesse momento, temos que estar orantes e torcendo para que em breve ele esteja conosco”, disse o atleta Júnior Cavalcante.

Nota oficial de Débora Santana

A vereadora divulgou uma nota em suas redes sociais, manifestando apoio à vítima e sua família:

“Neste momento tão doloroso, manifesto minha mais profunda solidariedade a Emerson Pinheiro e a toda a sua família pelo acidente ocorrido na manhã deste sábado (16), no bairro da Pituba. Oro para que Deus conforte e fortaleça a vítima, concedendo fé e esperança neste momento tão difícil. Estou inteiramente à disposição para oferecer todo o apoio necessário. Minha equipe e eu estaremos ao lado da família e atentos a colaborar, buscando ser presença de solidariedade e respeito neste processo de recuperação. Reitero meu apoio e peço a Deus que derrame bênçãos de saúde e força sobre Emerson e sua família”.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares