Forças de segurança ocupam Engomadeira e Tancredo Neves após ataque a delegado
Polícia ocupa bairros de Salvador com blindados, drones e tropas táticas após atentado ao delegado Jean Fiúza. Operações miram o Comando Vermelho e outras facções.
Forças de segurança ocupam Engomadeira e Tancredo Neves após ataque a delegado
As forças policiais intensificaram as ações em Salvador nesta quinta-feira (17), com ocupações nos bairros da Engomadeira, Tancredo Neves, Narandiba e Estrada das Barreiras. A operação, marcada por uso de drones, blindados e efetivo tático, ocorre após o delegado Jean Fiúza ser baleado durante uma ação policial na última segunda-feira (14).
Operações Força Total e Dominus Areae mobilizam diversas forças
As ações fazem parte da Operação Força Total, coordenada nacionalmente pelas Polícias Militares, e da nova etapa da Operação Dominus Areae, conduzida pela Polícia Militar da Bahia (PMBA). As operações contam com apoio da Guarda Civil Municipal, da Transalvador, do Grupamento Aéreo da PM (Graer), do Ministério Público e das polícias Civil e Rodoviária.
Foco no combate às facções e retomada territorial
A escolha dos bairros alvos se baseia na interligação geográfica e na presença de facções criminosas, como o Comando Vermelho, predominante na Engomadeira. O objetivo é sufocar rotas utilizadas para o tráfico e circulação de criminosos. Desde o atentado contra o delegado, seis suspeitos já foram presos — dois deles diretamente ligados ao ataque.
Delegado baleado em meio a festa paredão
O delegado Jean Fiúza, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR), foi alvejado por criminosos armados durante uma operação de cumprimento de mandados na Engomadeira. A ação aconteceu em meio a uma festa paredão. Uma mulher foi baleada e um ambulante morreu.
Barricadas desmontadas em Tancredo Neves
Em Tancredo Neves, a operação removeu barricadas erguidas por criminosos com móveis, geladeiras e sofás. A força-tarefa usou tratores, guinchos e agentes da Transalvador para liberar as vias e corredores internos bloqueados.
Outros focos da operação na capital e RMS
Além da Engomadeira e Tancredo Neves, os bairros de Narandiba, Estrada das Barreiras, São Cristóvão e o Complexo do Nordeste de Amaralina também receberam reforço policial. Na Região Metropolitana, o município de Dias d’Ávila foi alvo de ação que resultou em confronto e morte de um suspeito.
Drones, patrulhamento tático e presença ampliada
As operações utilizam drones para monitoramento noturno, além de intensificar rondas com equipes táticas em pontos estratégicos e corredores viários. A iniciativa reforça a presença do Estado em áreas vulneráveis e busca retomar o controle de territórios dominados por facções criminosas. A operação segue até a madrugada de segunda-feira (21).
