Salvador enfrenta chuvas intensas com alerta de alagamentos
Alerta para terça-feira
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um alerta de risco de alagamento e deslizamento de terra devido às chuvas previstas para esta terça-feira (20). Áreas como a Avenida Bonocô, Estação Águas Claras e os bairros Periperi e San Martin já enfrentam alagamentos.
Acumulados de chuva preocupantes
O Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme de Salvador (Cemadec) registrou acumulados significativos de chuvas em diversas áreas, destacando-se Fazenda Coutos e Retiro. A expectativa é que o volume de chuvas possa ultrapassar os 80mm, aumentando o risco de incidentes.
- Fazenda Coutos (44,8mm);
- Retiro (42,4 mm);
- IAPI (40,8mm);
- Vila Sabiá (38,8mm).
Previsão do tempo e medidas de precaução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas entre 50 e 100 mm de acumulado por dia, além de ventos que podem atingir até 100 km/h, elevando o risco de quedas de árvores, cortes de energia, e mais alagamentos. Recomenda-se atenção especial às recomendações da Codesal para prevenir acidentes.
Fenômenos meteorológicos e impactos
As condições meteorológicas adversas em Salvador são atribuídas a um sistema de baixa pressão e a um canal de umidade, que favorecem a formação de nuvens carregadas e precipitações intensas. Enquanto isso, o interior da Bahia já contabiliza prejuízos, com mais de 3,5 mil pessoas desalojadas e 30 municípios em estado de emergência.