domingo, 14 dezembro 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prefeitura de São Sebastião do Passé é punida por contratar 226 servidores sem processo seletivo

TCM-BA determinou que a prefeita Nilza da Mata (PSD) pare de fazer contratações temporárias irregulares e aplicou multa de R$ 1 mil.

Prefeitura contratou 226 servidores sem processo seletivo

A prefeita de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, Maria Nilza da Mata Santana (PSD), foi obrigada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) a interromper novas contratações temporárias sem a realização de processo seletivo simplificado.

A decisão também impede a substituição de servidores efetivos por temporários e impôs multa de R$ 1 mil à gestora. O órgão considerou procedente o termo de ocorrência apresentado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP), que apontou graves irregularidades nas admissões.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

TCM aponta 226 contratações irregulares

De acordo com o processo, a prefeitura admitiu 226 servidores temporários entre janeiro e abril de 2025, sem publicar edital ou qualquer instrumento de chamamento público.

A maior parte dessas contratações foi destinada a funções permanentes da administração municipal, em desacordo com o que determina a Constituição Federal, que exige concurso público para cargos efetivos.

“O histórico de ausência de concursos, aliado à ocupação de cargos essenciais por temporários, evidencia a irregularidade e a violação aos princípios da legalidade e da impessoalidade”, apontou o TCM.

Gestora é obrigada a regularizar situação

Além da multa, o TCM determinou que a prefeita adote medidas imediatas para regularizar o quadro de pessoal, garantindo transparência e legalidade nas futuras contratações.

O tribunal também destacou que a prática reincidente de contratações sem seleção fere o princípio do interesse público e cria vínculos precários na administração.

A decisão ainda cabe recurso.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares