Renan Fonseca é cassado e suplente reassume vaga na câmara de Juazeiro
TRE-BA cassa vereador de Juazeiro por fraude à cota de gênero e suplente Anderson da Iluminação assume vaga na Câmara.
Decisão do TRE-BA atinge vereador eleito com 1,2 mil votos
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou o mandato do vereador Renan dos Santos Fonseca (DC), de Juazeiro, localizado no Sertão do São Francisco. A decisão, proferida na quarta-feira (6), foi motivada por fraude à cota de gênero nas eleições municipais. Renan Fonseca, que recebeu 1,2 mil votos, é aliado político do deputado estadual Roberto Carlos (PV). Ainda cabe recurso à decisão.
Partido cometeu irregularidade na formação da chapa
De acordo com o julgamento, que teve maioria de votos entre os desembargadores e foi conduzido pelo relator Ricardo Borges Maracajá, o partido de Fonseca cometeu fraude à cota de gênero. A irregularidade levou à anulação dos votos atribuídos à legenda, resultando na perda do mandato do vereador.
Anderson da iluminação retorna ao legislativo municipal
Com a cassação de Fonseca, a vaga será ocupada por Anderson Alves da Cruz, conhecido como Anderson da Iluminação (União). Ele obteve 1,5 mil votos em 2024 e agora passa a integrar novamente a Câmara Municipal de Juazeiro, onde já atuou por dois mandatos consecutivos, entre 2012 e 2020.
DC fica sem representação e união amplia bancada
A substituição de Renan Fonseca por Anderson da Iluminação eleva para três o número de representantes do União Brasil na Casa Legislativa. Já o Democracia Cristã (DC) passa a não ter mais nenhum vereador atuante no legislativo de Juazeiro.
O caso foi noticiado pelo portal Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, que acompanha a movimentação política local.
