A oportunidade de participar do Observatório da Discriminação Racial, LGBT e da Violência Contra a Mulher no Carnaval de Salvador está aberta, com inscrições disponíveis até esta quinta-feira (18). Desenvolvido pela Prefeitura de Salvador, o Observatório busca recrutar 100 observadores para atuar durante a folia, monitorando e combatendo a discriminação e violência.
Inscrições pelo link: https://forms.office.com/r/sjsEnc18Mq
As inscrições são destinadas exclusivamente a servidores ativos, estatutários, comissionados e em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) da Prefeitura de Salvador, que não estejam em férias oficiais durante fevereiro. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), concentrando esforços no enfrentamento ao racismo, discriminação e violência contra LGBTs, negros e mulheres durante o período carnavalesco.
O processo de seleção avaliará a experiência dos candidatos nas temáticas relacionadas ao racismo, discriminação racial, sexismo, relações de gênero, violência contra mulher, orientação sexual, identidade de gênero e violência contra LGBT. Serão consideradas também a participação em conselhos, comitês e núcleos internos ligados à Semur ou à SPMJ, além do envolvimento em cursos, seminários, simpósios e eventos relacionados aos temas. A experiência em trabalhos da Operação Carnaval da Prefeitura também será um critério.
Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados no Diário Oficial do Município (DOM) em 24 de janeiro. Os selecionados passarão por capacitação, programada para ocorrer entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro, em local e turno a serem informados posteriormente.