O jovem Alex Novaes Maciel, de 20 anos e morador de Poções, brilha no cenário educacional ao ser um dos quatro baianos que alcançaram a pontuação máxima na redação do Enem 2023. Filho de uma professora de redação, Alex tem como objetivo cursar medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Em uma entrevista ao G1, o estudante compartilhou detalhes de sua rotina de preparação para encarar o Enem. Sua jornada começou na 1ª série do ensino médio, em 2018, no Instituto Educacional Cecília Meireles, em Poções, onde, sob a orientação de sua mãe, que também era sua professora, iniciou sua trajetória. Posteriormente, ele auxiliou a mãe em uma banca particular fora da instituição, contribuindo para a renda familiar.
Após sair do colégio em 2020, Alex adotou a prática de estudar sozinho em casa. Com dedicação, treino, leitura e revisões, o jovem expressou que tinha intuição de que sua redação no Enem 2023 havia sido bem elaborada, mas não esperava a pontuação máxima. Após o exame, ao retornar para casa, compartilhou o rascunho do texto com a mãe para uma avaliação.
Além do destaque na redação, Alex obteve bom desempenho nas outras provas do exame, alimentando a expectativa de ingressar no curso de medicina. A partir de segunda-feira (22), os resultados estarão disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os estudantes se inscrevem nas universidades com base nas notas de corte.