Dreams
sábado, 20 julho 2024
spot_imgspot_img

Chegada de Contêineres da China para Sondagem da Ponte Salvador-Itaparica

Equipamentos essenciais para a sondagem da futura Ponte Salvador-Itaparica chegam em Simões Filho, vindos diretamente da China.

Equipamentos para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chegam na Bahia

Seis contêineres carregados com equipamentos e materiais cruciais para a sondagem da Ponte Salvador-Itaparica chegaram a Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, no último sábado (9), após uma viagem marítima de 30 dias partindo da China até o Rio de Janeiro, seguida de um percurso terrestre de quatro dias até o destino final. A previsão é que outros quatro contêineres sejam entregues na cidade, completando o lote de equipamentos necessários para o avanço do projeto.

Avanços Tecnológicos nos equipamentos

Entre os materiais desembarcados, destacam-se três perfuratrizes especiais equipadas com um sistema de compensação de ondas, capazes de estabilizar as balsas e garantir a continuidade dos trabalhos durante o inverno. A tecnologia empregada visa otimizar o processo de sondagem, que é crucial para dimensionar a fundação e entender as características geotécnicas do terreno subaquático onde a ponte será construída.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Composição dos equipamentos importados

Os contêineres também trouxeram uma variedade de outros equipamentos, incluindo:

  • Uma cabine de operação;
  • Torre de operação;
  • Guincho;
  • Gerador;
  • Laboratório para análise geotécnica do material coletado no mar.

Início das sondagens

As sondagens, etapas fundamentais para o avanço da construção da ponte, já tiveram início em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, em 31 de janeiro, e em Salvador, a partir de 21 de fevereiro. Estas atividades são essenciais para assegurar que a infraestrutura da ponte esteja adequadamente dimensionada e construída sobre um terreno cujas características foram meticulosamente analisadas e compreendidas.

Ponte Salvador-Itaparica

Impacto do Projeto da Ponte Salvador-Itaparica

A chegada destes equipamentos marca um momento importante para o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, prometendo avanços significativos nas etapas de construção e garantindo a segurança e eficácia da obra que promete transformar a conexão entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares