quinta-feira, 8 janeiro 2026
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Joesley e Wesley Batista são apontados como proprietários de poços de petróleo na Venezuela desde 2024

Os irmãos Joesley Batista e Wesley Batista são proprietários de poços de petróleo na Venezuela desde 2024. O investimento é realizado por meio do Grupo J&F, que passou a operar um poço com produção considerada limitada.

Entrada do grupo J&F no setor petrolífero venezuelano ocorreu de forma discreta e sob sigilo diplomático

Os irmãos Joesley Batista e Wesley Batista são proprietários de poços de petróleo na Venezuela desde 2024. O investimento é realizado por meio do Grupo J&F, que passou a operar um poço com produção considerada limitada, segundo informações divulgadas pelo portal BP Money, parceiro do Bahia Notícias.


Operação sob discrição e poucas informações públicas

De acordo com a publicação, a entrada da J&F no setor de exploração de petróleo venezuelano aconteceu de maneira silenciosa. Até o momento, não há dados públicos sobre volume de produção, parceiros locais ou projeções financeiras do negócio.

Fique ligado! Participe do nosso canal do WhatsApp! Quero Participar

Parte das informações permanece sob sigilo diplomático, imposto pelo Itamaraty, o que dificulta o acesso a detalhes oficiais sobre a operação e suas tratativas institucionais.


Visita a Caracas e encontro com Nicolás Maduro

Ainda conforme a reportagem, Joesley Batista esteve em Caracas em novembro, em uma viagem que extrapolou o campo empresarial. Durante a visita, ele chegou a ser recebido pelo presidente Nicolás Maduro, em meio a um cenário de elevada tensão internacional envolvendo o governo venezuelano.

Relatos de interlocutores apontam que Joesley teria tentado convencer Maduro a deixar o poder antes de uma possível ação mais dura dos Estados Unidos, à época sob influência direta do então presidente Donald Trump. O contato direto entre o empresário brasileiro e o chefe de Estado venezuelano foi interpretado como demonstração de prestígio e influência política.


Estratégia em ambiente de risco

Segundo a apuração, o investimento da J&F na Venezuela teria como pano de fundo a ampliação da exposição do grupo a um ambiente de elevada incerteza institucional. Além disso, a presença no país permitiria acesso privilegiado a informações consideradas estratégicas para o mercado, analistas financeiros e órgãos de controle.

Até o momento, o grupo J&F não divulgou nota oficial detalhando o escopo do investimento ou os planos futuros para a operação petrolífera no país.

COMPARTILHE ESTE POST:

Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo
Gabriel Figueiredo, jornalista baiano, nascido em Feira de Santana, com mais de 15 anos de experiência, é referência em notícias locais e inovação do Minha Bahia.
MAIS NOTÍCIAS

Mais populares