Descoberta Histórica: Carga de navio de 3 mil anos é encontrada intacta
Uma carga impressionante de vasos cheios de azeite e vinho foi descoberta intacta na costa norte de Israel, oferecendo uma visão única sobre o comércio marítimo da Idade do Bronze.
Detalhes do naufrágio
Os destroços do navio foram encontrados no fundo do Mar Mediterrâneo, a uma profundidade de mais de 1.500 metros, por uma equipe da Energean, empresa de energia baseada em Londres e operacional na região. Acredita-se que o naufrágio tenha ocorrido há cerca de 3 mil anos, possivelmente devido a uma tempestade ou um ataque pirata, fenômenos comuns naquele período.
Descoberta das ânforas
A equipe de pesquisa marítima da Energean se deparou com os jarros enquanto realizava uma inspeção submarina. “Enviamos as primeiras imagens para a Autoridade de Antiguidades de Israel e a resposta foi de entusiasmo total. A magnitude desta descoberta foi muito além das nossas expectativas”, explicou Karnit Bahartan, gerente ambiental da Energean.
Significado histórico
Jacob Sharvit, diretor da unidade marítima da Autoridade de Antiguidades de Israel, destacou a importância do achado. “Essa descoberta não apenas esclarece a natureza das rotas comerciais marítimas da época mas também destaca a fragilidade dessas viagens antigas, susceptíveis a desastres naturais e humanos”, disse.