Isaac Carvalho permanece inelegível, confirma TSE, a dois dias das convenções partidárias
Decisão do Tribunal Superior Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reiterou nesta quinta-feira (18) que o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PT) permanece com os direitos políticos suspensos e, portanto, está impedido tanto de votar como de disputar as eleições deste ano.
Certificação da inelegibilidade
“Certifico que, de acordo com os assentamentos do Cadastro Eleitoral e com o que dispõe a Res.-TSE n° 21.823/2004, o(a) eleitor(a) abaixo qualificado(a) não está quite com a Justiça Eleitoral na presente data, em razão de SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS (IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA), não podendo exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral enquanto durar o impedimento”, diz o certificado emitido na tarde desta quinta.
Impacto nas convenções partidárias
A restrição acontece a dois dias do início das convenções partidárias, que vão de sábado (20) até 5 de agosto. Apesar do impedimento, Isaac mantém a pré-candidatura na rua e inviabiliza o ambiente de composição na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que tem uma longa lista de postulantes.
Outros pré-candidatos
Da Federação PT/PCdoB/PV, os deputados estaduais Roberto Carlos (PV) e Zó (PCdoB) também formalizaram a pré-candidatura, assim como Andrei da Caixa (MDB) e Márcio Jandir (PP).
Consequências da inelegibilidade
Com a insistência de Isaac, que sofreu recentemente três derrotas na Justiça ao tentar reverter a inelegibilidade, e a demora da oposição em definir o jogo eleitoral, a prefeita Suzana Ramos (PSDB) vai se recuperando e encaminhando a reeleição que até tempos atrás parecia ameaçada.